Prefeitura firma parceria para fortalecer ações do controle interno

A Prefeitura de Maceió assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE). A parceria visa o compartilhamento de sistemas, processos e práticas, produtos e metodologias que permitirão melhor fortalecer a eficácia, eficiência e efetividade dos controles internos. O prazo de vigência do acordo é de 60 meses, podendo ser prorrogado.

Secretário José Neto diz que parceria visa o compartilhamento de sistemas, processos e práticas (Foto: Secom Maceió)

A interação vai permitir a capacitação técnica dos servidores da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) e o aprendizado das boas práticas de controle e governança. O secretário José Neto explica que será possível fazer um planejamento e executar atividades de forma conjunta.

Por meio da parceria, podem ser feitos debates sobre o resultado das ações realizadas e a indicação de medidas para aperfeiçoamento das tarefas. Estas discussões se darão em encontros técnicos, com assessoramento e treinamento.

“Esta é a concretização de uma parceria que vinha sendo construída pelo município e o órgão estadual pernambucano. A Controladoria de Pernambuco é uma referência, que tive o privilégio de conhecer de perto o trabalho que está sendo desenvolvido, com foco, principalmente, nas áreas de ouvidoria, auditoria, controle, integridade e compliance”, destacou o gestor do município.

No começo do mês, José Neto esteve em Recife, onde conheceu melhor a SCGE/PE e propôs a cooperação. Lá, ele foi recebido pela secretária pela secretária Érika Lacet e pelo secretário-executivo Felipe Castro para uma conversa em que foi possível ter uma visão das principais atribuições das diretorias da secretaria e dos acordos de cooperação que estão sendo firmados com as prefeituras do Estado vizinho.

A secretária Érika Lacet já tinha adiantado o interesse da gestão em Pernambuco em contribuir da melhor forma para fortalecer o controle interno de Maceió. Não tenho dúvidas de que essa parceria será exitosa para todos nós”, avaliou.

Botão Voltar ao topo
Fechar