Prefeitura promove seminário turístico para condutores de embarcações

Capacitação é uma das etapas obrigatórias para que os prestadores de serviços realizem atividades em embarcações

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quarta-feira (24), um seminário de sensibilização turística para condutores de embarcações que trabalham com passeios turísticos nas orlas marítimas e lagunar. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), está sendo realizado no auditório da Colônia de Pescadores Z1, no bairro de Pajuçara, e segue até sexta-feira (26). 

Promovido pelo Conselho Gestor dos Passeios Turísticos nas Orlas Marítimas e Lagunar de Maceió, que regulamenta passeios turísticos em embarcações na Capital, o seminário visa orientar e auxiliar condutores sobre atendimento ao turista, além de levar ações educativas e de preservação do meio ambiente. O encontro é uma das etapas obrigatórias para que os prestadores de serviços consigam a permissão para realizar passeios e atividades voltadas ao atendimento de turistas em embarcações.

Seminário visa orientar sobre os serviços prestados em lugares como as piscinas naturais e a região da lagoa. Foto: Ascom Semtel

“As capacitações são essenciais para promover uma melhor prestação de serviço aos turistas e maceioenses, principalmente neste momento de retomada das atividades. A ação envolve desde orientações sobre a importância da regularização desses profissionais, quanto sobre primeiros socorros, educação ambiental, atendimento ao turista, navegação e segurança, conhecimentos importantes para o exercício da profissão”, destacou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patricia Mourão. 

Para o jangadeiro Ivanildo de Araújo, que trabalha com passeios às piscinas naturais de Pajuçara, a iniciativa vai contribuir muito para o trabalho dos jangadeiros no dia a dia. “Gostei muito da iniciativa e todas as palestras foram muito boas. Com certeza é um incentivo para a melhorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, pontuou.

De acordo com a presidente da Colônia de Pescadores Z1, Maria Aparecida da Silva, a retomada das sensibilizações representa um marco para o segmento. “A gente espera que esse seminário seja um novo recomeço. Foram mais de três anos sem ele ser realizado e sabemos da importância desta capacitação para os profissionais que trabalham com passeios às piscinas naturais e também para os pescadores. Que consigamos organizar e qualificar ainda mais essa atividade tão importante para o turismo”, afirmou. 

Conselho Gestor 

Criado pela Lei Municipal Lei Nº 6345, o Conselho Gestor dos Passeios Turísticos nas Orlas Marítimas e Lagunar de Maceió é um órgão fiscalizador que visa preservar o serviço prestado em lugares como as piscinas naturais e a região da lagoa.

Além da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), fazem parte do Conselho, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Colônia de Pescadores Z1.

Cláudia Leite /  Ascom Semtel 

Botão Voltar ao topo
Fechar