Prefeitura reforça chamado para completar vacinação contra a Covid-19

Campanha de Megavacinação vai até sexta-feira (26), com foco na aplicação de 2ª e 3ª doses

Maceió aplicou 1.410.964 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 749.924 primeiras, 597.638 segundas ou doses únicas e 63.402 doses de reforço. Com isso, a capital alagoana tem 78,77% de adultos e 13,85% de adolescentes imunizados, além de 89,19% de adultos com a primeira dose. Os dados estão de acordo com o boletim da vacinação de segunda-feira (22).

Maceió tem Corujão da Vacina nos shoppings Maceió e Pátio e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria desta terça (23) até a sexta-feira (26) para reforçar a aplicação da segunda e terceira doses, conforme orienta a Campanha Nacional de Megavacinação e como tem sido a atuação da Prefeitura desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Faltosos

Apesar dos índices relevantes de vacinação, é alto o número de faltosos para a segunda – e agora para a 3º. Com base nas informações da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde do último dia 19 de novembro, Maceió tem 113.039 faltosos para a aplicação da segunda dose e 71.347 pessoas com atraso para a dose de reforço.

Fernanda Rodrigues lembra que avanço da vacinação tem proporcionado retomada dos serviços. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A diretora de Vigilância em Saúde orienta essas pessoas a buscar um dos pontos de vacinação para atualizar seu cartão, assegurando a imunização.

“Das mais de 129 mil aptas a tomar a dose de reforço, já são mais de 71 mil com atraso. Já está claro que o avanço da vacinação nos permitiu a retomada dos serviços e temos visto que locais onde houve baixos registros de imunização completa têm sido atingidos por nova onda de contaminação. São quatro pontos de vacinação que funcionam de terça a sexta-feira no horário das 9h às 21h, além de outros quatro das 9h às 16h, então, não há desculpa para não se vacinar. É a imunização que garantirá a retomada plena de nossas vidas,” reforça Fernanda Rodrigues.

Os pontos de vacinação funcionam de segunda a sábado nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom).

Megavacinação

A Campanha Nacional de Megavacinação tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção” e vai até 26 de novembro. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação pretende incentivar os brasileiros que não tomaram a segunda dose da vacina a procurarem os postos em todo o país.

O infectologista Renee Oliveira reforça o chamado para a imunização com a segunda e a terceira doses, chamando a atenção para a nova onda do coronavírus observada em países com baixa cobertura das vacinas. O especialista ressalta que completar o ciclo vacinal é fundamental para evitar uma nova onda de contaminações.

“Países da Europa que, embora tenham exercido certo controle sobre a pandemia, têm baixa cobertura de pessoas com a vacinação completa estão enfrentando nova onda da pandemia. Então, se não alcançarmos um percentual próximo de 90% de imunização completa o quanto antes, seguiremos em risco”, afirma o médico.

Documentos necessários

Para se vacinar, pessoas com 18 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. A 3ª dose vale para quem tomou as duas doses de um dos imunizantes da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.

Adolescentes podem se vacinar apresentando a certidão de nascimento e, os de 12 a 15 anos, devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Na ausência destes, devem estar acompanhados de um adulto portando declaração de autorização escrita à mão e assinada pelos pais.

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, quem tomou a Jansen deve tomar a 2ª dose após dois meses da 1ª do mesmo imunizante. Só após cinco meses poderá tomar a 3ª dose. Maceió aguarda o envio das doses de Jansen para vacinar o público com a 2ª dose.

Pessoas imunocomprometidas continuam com intervalo de 28 entre a 2ª e 3ª dose, devendo apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:

– Prescrição médica com justificativa;

– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;

– Relatório médico;

– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

– Guia de Encaminhamento específico.

Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII – Pacientes em hemodiálise.

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Confira a lista de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras

Metotrexato

Leflunomida

Micofenolato de mofetila

Azatiprina

Ciclofosfamida

Ciclosporina

Tacrolimus

Mercaptopurina

Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar