Previne Maceió: Prefeitura de Maceió desobstruiu mais de 300 galerias

A Prefeitura de Maceió vem ampliando as ações de prevenção ao período chuvoso através de um trabalho integrado do Grupo Especial de Trabalho (GET), previsto dentro do Programa Previne Maceió, nas áreas monitoradas de riscos e pontos críticos na cidade.

Semanalmente estão sendo visitadas comunidades inseridas no monitoramento por representantes da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Defesa Civil Municipal.

Dentro do cronograma, para evitar pontos de alagamentos na cidade, a Seminfra realizou a limpeza e desobstrução de 325 galerias em diversos bairros. O secretário Nemer Ibraim ressalta que esse trabalho contribui para evitar os pontos de alagamentos crônicos causados pela manutenção das galerias.

Foto: Wilma Andrade/ Ascom Seminfra

Além disso, o município disponibilizou o número 199 da Defesa Civil para o atendimento das demandas da população quanto aos problemas em suas comunidades. De acordo com o secretário de Governo, Francisco Sales, que coordena o Grupo de Trabalho, a abertura desse canal para atender os pedidos das medidas preventivas tem contribuído para antecipação da solução de alguns problemas que poderiam provocar pontos de alagamentos e até deslizamento de encosta.

As áreas de maior risco de deslizamento de encosta estão recebendo a aplicação de lonas de contenção como uma medida paliativa, já que algumas obras estruturantes estavam paradas desde a gestão passada. Conforme o monitoramento realizado pela Defesa Civil, Maceió tem atualmente 572 áreas de risco.

“Nós conseguimos finalizar obras estruturantes em três encostas e dar andamento mais seis que estavam paradas. Por conta do tempo, não vamos conseguir para esse período chuvoso chegar em todas as áreas que precisam, mas como o trabalho será de forma permanente iremos seguir com todas as ações”, assegurou Francisco Sales.

Previne Maceió

O Programa Previne Maceió tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. O planejamento é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante a quadra chuvosa, prevista entre os meses de março a agosto.

Dentre as ações previstas dentro do estão a limpeza de canais e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; vistoria e poda ou erradicação de árvores sob risco de tombamento; limpeza de encostas e remoção de lixo acumulado; sensibilização da população moradora em áreas de risco.

Botão Voltar ao topo
Fechar