SAÚDE ANIMAL E HUMANA – Prefeitura e SMS entregam castramóvel em Palmeira dos Índios

A Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregam nesta sexta-feira (19), o serviço de castramóvel, que irá realizar serviço de castração de animais não domiciliados e que são resgatados pela ONG APAPI. A entrega será às 9h, em frente a Prefeitura. A aquisição do veículo foi pleiteada junto ao Ministério da Saúde, tendo em vista a necessidade desse serviço no município, além do controle efetivo de zoonoses, que impacta diretamente o homem e o meio ambiente.

O castramóvel é um veículo especialmente adaptado para o atendimento clínico veterinário e devidamente autorizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas. A unidade móvel conta com quatro compartimentos: pré-cirúrgica e atendimento; paramentação, cirúrgico e pós-cirúrgico.

O coordenador e médico veterinário responsável pelo serviço Paulo Wianês explica como o serviço de castração irá funcionar. “Primeiramente serão castrados os cães e gatos de rua, resgatados pela ONG APAPI. Posteriormente, irá se estender para a população vulnerável de baixa renda, que tenha cadastro em programas sociais do Governo Federal ou recebam até 1 (um) salário mínimo por família”, explica Paulo.

A equipe do castramóvel será constituída por um médico veterinário, que irá fazer a triagem dos animais e as cirurgias, dois auxiliares e dois capturadores, que irão fazer o resgate dos animais de rua.

Botão Voltar ao topo
Fechar