Saúde apresenta práticas farmacêuticas para acadêmicos de enfermagem da Uncisal

Alinhamento de ações entre as duas áreas é imprescindível no serviço público, diz farmacêutica

A importante relação entre a atuação farmacêutica e a enfermagem no contexto do serviço público foi um dos principais temas abordados pela Central de Abastecimento Farmacêutico de Maceió (CAF), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em um seminário virtual, com os estudantes de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizado nesta quinta-feira (1º). Rotinas de trabalho da unidade, programas de saúde e comunicação entre os serviços também foram assuntos apresentados no encontro online.

Na ocasião, a farmacêutica Graziela Silva representou a CAF e ressaltou que as duas áreas de atuação estão intimamente ligadas para garantir excelência na entrega dos serviços à população.

“O enfermeiro é um dos primeiros profissionais a receber o usuário na unidade e sua atuação funciona como norteadora das ações de boa parte dos profissionais que vão atender posteriormente aquela pessoa. Por isso, quanto mais alinhados estivermos com esse profissional, maior excelência na oferta do serviço”, destacou a farmacêutica.

Uma das organizadoras da atividade acadêmica, intitulada como “Seminário com serviços de apoio às redes de Atenção a Saúde”, a professora da Uncisal, Tânia Araújo, define o encontro como imprescindível para a formação de profissionais mais informados e competentes para atuar no mercado de trabalho.

“É uma imensa contribuição na formação de nossos alunos que se tornarão profissionais mais conscientes da importância do papel de cada profissional na oferta de um serviço mais qualificado à população”, pontuou a professora.

Na oportunidade, também foram repassadas informações técnicas sobre dispensação de medicamentos e correlatos, cuidados com armazenamento e transporte desses itens, além de prazos para solicitações e atribuições internas.

Polyanna Monteiro / Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar