Saúde atualiza pauta sobre região afetada por afundamento com GGI dos Bairros

Reunião na Prefeitura marca retomada dos trabalhos do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) para a região afetada pela mineração

Reunião contou com representantes da Saúde e do GGI dos Bairros. Foto: Secom Maceió.

Integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) reuniram-se, nessa quinta-feira (28), com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota. No encontro, foi discutida a atualização das medidas vigentes para minimizar os impactos sobre a Saúde da população moradora ou egressa dos bairros Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro.

O Coes foi constituído em 2019 pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com representantes de órgãos da Prefeitura de Maceió e do governo do Estado para o monitoramento, acompanhamento e proposição de soluções para resguardar a saúde dos moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Rodrigues, informou que o encontro foi proposto para atualizar os integrantes do Coes sobre a interlocução com a mineradora Braskem acerca dos danos causados à Saúde e para a retomada dos trabalhos do colegiado, que foram interrompidos pela pandemia.

“Nós trabalhamos as pautas fundamentais da proteção à saúde, com ênfase a quatro questões – a saúde mental da população dos bairros, o controle de vetores e animais peçonhentos, a proteção e bem-estar dos animais abandonados e os danos causados aos equipamentos públicos e privados que prestam serviços de saúde e precisamos dessa interlocução para agilizar a solução a essas questões”, afirma.

O coordenador do GGI dos Bairros informou que esta semana os órgãos e entidades que atuam nos bairros participaram da operação Alagoas 2, com representantes das três esferas administrativas, incluindo a Defesa Civil nacional, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Exército, para atualização das informações necessárias à reformulação do Plano de Contingência.

“Estamos com a Operação Alagoas 2, que reúne representantes das três esferas de Governo, para definição de novas ações para a população dos bairros atingidos, inclusive com a nova setorização das rotas de fuga”, informa Ronnie Mota.

Ronnie Mota, coordenador do GGI dos Bairros. Foto: Secom Maceió.

Ele falou sobre o trabalho desenvolvido desde janeiro deste ano na atenção à população dos bairros e apresentou um panorama das questões relacionadas à Saúde.

“Com relação à Saúde, nós temos o Centro de Acolhimento e Triagem, com representação da Gerência de Saúde Mental, que acompanha in loco, desde o início das atividades voltadas ao cuidado da população dos bairros, a situação desses moradores”, lembrou. “Todos os equipamentos públicos existentes nos bairros foram mapeados e as tratativas da Prefeitura com a mineradora, no sentido da reparação dos danos causados ao poder público, estão evoluindo”, ressalta o coordenador.

Questionado sobre a inclusão no mapa de risco de equipamentos públicos de saúde instalados no perímetro dos bairros afetados, como o Hospital Portugal Ramalho e o Caps AD Everaldo Moreira, o coordenador do GGI Bairros informou que novos estudos de interferometria e DGPS, que medem a subsidência, apontam para a circunscrição do problema dentro do limite da área mapeada.

A reunião foi encerrada com encaminhamentos de propostas setorizadas para atualização das ações de cada segmento com atribuições no Plano de Contingência, em interlocução permanente com a Braskem.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar