Saúde Bucal leva prevenção ao câncer de boca aos usuários da Casa do Pobre

Idosos residentes receberam orientações preventivas e educativas sobre a saúde bucal

A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira (28), na Casa do Pobre, no bairro da Ponta Grossa, uma ação voltada para os idosos que residem no local sobre a prevenção ao câncer de boca.

A atividade proporcionou orientações preventivas e educativas sobre higienização e cuidados com as próteses dentárias. Dentistas e técnicas em Odontologia participaram da ação que beneficiou 42 idosos residentes da Casa do Pobre, além de seis cuidadores.

Idosos e cuidadores foram beneficiados com a ação. Foto: Ascom SMS

Julho Verde

De acordo com a coordenadora do Módulo Odontológico Rui Palmeira, Thaysa Gatto, a ação tem o propósito de prevenir e orientar os idosos sobre os cuidados com a saúde bucal.

“Essa ação é em alusão ao Julho Verde, uma campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, e a boca é uma das regiões incluídas nesta campanha. Por isso, estamos promovendo esse momento de prevenção ao câncer de boca, fazendo orientações aos idosos e cuidadores, para prevenir qualquer tipo de agravamento”, explica.

Segundo a dentista Alessandra Ferro, a ação proporcionou uma busca ativa para identificar possíveis problemas relacionados à saúde bucal. “É muito importante fazer essa busca ativa nos idosos para identificar possíveis doenças, desconfortos ou até mesmo lesões nas próteses dentárias”, comenta.

“Ao identificarmos a necessidade de um tratamento, encaminhamos o idoso para realizar o procedimento adequado no bloco de Odontologia do PAM Salgadinho”, afirma a dentista.

Avanços da Saúde Bucal no município

Em maio deste ano, a Prefeitura de Maceió voltou a oferecer o serviço de Endodontia à população no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho, que havia sido suspenso desde 2017. Além da Endodontia, as outras especialidades que passaram a ser ofertadas nos últimos meses no PAM Salgadinho são Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Odontopediatria, Estomatologia e atendimentos para pacientes com necessidades especiais e Cirurgia Buco Maxilo, concentrados no bloco F do pam.

Marília Ferreira/Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar