Saúde está com inscrições abertas para curso de cuidadores familiares de idosos

Atividade é gratuita e visa qualificar a assistência ao público acima dos 60 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com inscrições abertas para o Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa. Inédito no país, o curso será realizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) após articulação com o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Maceió. A atividade conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (TO), que irá promover a atividade de forma simultânea com a capital alagoana.

O curso é um dos desdobramentos do projeto “O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades”, vinculado ao edital Territórios Saudáveis e Sustentáveis, do Programa Inova, da Fiocruz.

Gratuito, é destinado a trabalhadores de saúde, lideranças comunitárias e pessoas interessadas que atuem com a população idosa, e tem como objetivo formar e qualificar esse público-alvo, para que possam atuar como multiplicadores de conhecimento para cuidadores familiares, ajudando-os no enfrentamento dos desafios do cuidado com pessoas acima dos 60 anos.

Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa. Foto: Reprodução internet

“A partir do curso, esses cuidadores familiares poderão receber o suporte adequado por meio de uma rede comunitária, que os ajudem a superar os desafios que surgem no dia a dia do cuidado. A ideia é que o curso possa contribuir para um cuidado mais qualificado, reduzindo a sobrecarga do cuidador, em especial nesse contexto da pandemia e pós pandemia da COVID-19”, ressalta a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Denyse Maia.

As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 1º de dezembro, por meio de formulário padrão disponibilizado para o processo seletivo. A exigência mínima é possuir nível fundamental de escolaridade. Os participantes selecionados para o curso terão aulas – online e presenciais (com o acompanhamento de tutores) – durante o período de 08 de fevereiro a 18 de maio de 2022, realizadas sempre às quartas-feiras, no horário das 8h às 12h.

Cássia Oliveira – Ascom SMS (c/informações da EPSJV/Fiocruz)

Botão Voltar ao topo
Fechar