Saúde promove reunião com psicólogos vinculados ao município

Encontro teve o intuito de aproximar a gestão e os profissionais psicólogos, buscando conhecer o trabalho e socializar demandas trazidas por eles

A Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) de Maceió promoveu nesta quarta-feira (10) uma reunião com todos os psicólogos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. O encontro ocorreu no auditório do prédio sede do órgão, no Centro, e teve o objetivo de aproximar a gestão de cada profissional de saúde, buscando conhecer de perto o trabalho desenvolvido por eles nos serviços da capital. Ao todo, a reunião contou com a presença de 80 profissionais, nos turnos da manhã e da tarde.

Foto: Victor Vercant/SMS

Jéssica Ballesteros é psicóloga da Gerência e destaca que os psicólogos são uma categoria cada vez mais presente nos mais diversos níveis de atenção à saúde. “Muitas vezes, o trabalho desses profissionais é interligado e é importante a troca de experiências, então hoje buscamos aproximar os psicólogos de Maceió da gestão e entender como cada um deles está atuando e quais suas principais necessidades. Além disso, vamos mapear as especialidades para redirecionar o trabalho de forma a atender os usuários de forma cada vez mais especializada”, explica.

A gerente de Atenção Psicossocial, Sheila Ferro, participou da mesa de abertura do evento e afirmou que esse tipo de encontro ajuda a pensar em estratégias para melhorar os serviços prestados aos usuários do SUS. “A procura pelos serviços de saúde mental durante a pandemia aumentou muito, então vamos trocar experiências, socializar demandas e buscar fazer um mapeamento da rede para que possamos aumentar o território assistido por esses profissionais, pactuando fluxos de atendimentos”.

Sheila Ferro, gerente de Atenção Psicossocial e Jéssica Ballesteros, psicóloga da Gerência. Foto: Victor Vercant/SMS

Ednalva Araújo é coordenadora de Atenção Primária de Maceió e também participou da reunião. Ela falou sobre a importância desse momento. “Psicólogos lidam com situações complexas, pois lidam com a mente e as emoções. Então além de ampliar o atendimento aos usuários, precisamos pensar também em nosso cuidador, em nosso profissional que também precisa de cuidados. Então eu confio na integração e na troca de ideias para que possamos dar andamento a essas demandas”, afirma.

Ednalva Araújo é coordenadora de Atenção Primária de Maceió. Foto: Victor Vercant/SMS

Entre as principais demandas trazidas pelos psicólogos estão a necessidade de ampliação de serviços de saúde mental com mais profissionais para atender a um maior número cada vez maior de usuários, principalmente durante a pandemia e também a pactuação de um fluxo de encaminhamentos mais facilitado desses usuários para outros serviços da rede do município.

O encontro foi organizado pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), Gerência de Atenção Psicossocial e Coordenação Geral de Atenção Primária.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar