‘Saurê Palmares’ e ‘Vamos Subir a Serra’ relembram a importância histórica de Zumbi dos Palmares

Autoridades presentes no evento enfatizaram a importância de valorizar a história de Alagoas e mostraram o impacto positivo desse resgate para toda a população

Começou nessa sexta-feira (12), o “Saurê Palmares”, evento promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) que acontece dentro da programação do “Vamos Subir a Serra”, que já está em sua quinta edição, enaltecendo e celebrando a cultura afro alagoana. Juntos, os eventos que aconteceram na Praça Multieventos, na Pajuçara, trazem uma programação gratuita e diversificada, com apresentações culturais, feira gastronômica e oficinas.

Para o “Saurê Palmares”, foram sorteados vinte grupos afro que se habilitaram no edital de credenciamento lançado pela FMAC, através do convênio federal “Ginga Maceió – II Edição”.

Nessa sexta-feira, as atrações culturais ficaram por conta do Afoxé Ofá Omí, do grupo Capoeira Tradição e do Afoxé Odo Iyá. A comemoração também incluiu a Sexta do Sagrado, com apresentações do Afoxé Iya Ogunté, da banda Afro Afoxé e da Afoxé Povo de Exú. O “Vamos Subir a Serra” ainda teve com a exposição de 50 empreendedores comercializando serviços de estética afro, artesanato, vestuário, decoração, acessórios, instrumentos musicais e gastronomia.

Apresentações tomaram conta da tarde até a noite do evento. Foto: Bruno Wesley

O senador Rodrigo Cunha esteve presente no evento e enalteceu a importância da inclusão e da liberdade de expressão, em todos os aspectos. “Estamos aqui devolvendo a confiança das pessoas em algo extremamente necessário, que é buscar a sua própria identidade. É fazer o que Zumbi fez e o que ele é. Que lutou pela liberdade. Em um momento como esse, de um evento que chama atenção positivamente para divulgar um tema cada vez mais necessário, é preciso falar sobre nossa liberdade e o respeito. Então, quando falamos de subir a serra, queremos relembrar nossa história, o que aconteceu na serra, nos quilombos, quem foi Zumbi dos Palmares. É uma resgate necessário à nossa história”, enfatizou o parlamentar.

Senador Rodrigo Cunha e Mirian Monte prestigiam os expositores. Foto: Bruno Wesley

A presidente da FMAC, Mirian Monte, também tomou a palavra, enaltecendo o poder da cultura afro em Alagoas. “Foi um ano de muita luta, de incertezas, de pandemia, mas a única certeza que tínhamos era de que o ‘Vamos Subir a Serra’ seria realizado, assim como o ‘Saurê Palmares’, e que esse evento precisa, definitivamente, estar no calendário oficial de Maceió”, disse.

A presidente da FMAC, Mirian Monte, ao lado do senador Rodrigo Cunha e do vice-prefeito Ronaldo Lessa. Foto: Bruno Wesley

O vice-prefeito Ronaldo Lessa também esteve presente no evento, e pontuou a importância do “Vamos Subir a Serra” e do “Saurê Palmares”.

“Alagoas não pode, como acontecia antigamente, fazer com que as homenagens a Zumbi dos Palmares fossem muito maior em outros lugares do que aqui. 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tem que estar no calendário oficial de eventos por uma necessidade do estado de Alagoas. A data é para enaltecer e relembrar, mas também contribui aquecendo a economia, gerando turismo, como estamos vendo agora, com os leitos hoteleiros ultrapassando 90% de sua ocupação. Pela nossa cultura, pela nossa história, pela nossa gastronomia única e pela nossa liberdade religiosa, é um dever de todos fazer com que nossa história ganhe vida a cada dia em que ela é contada, como está acontecendo hoje”, declarou o vice-prefeito.

Vice-prefeito Ronaldo Lessa conversa com as expositoras que estavam no evento. Foto: Bruno Wesley

Já a coordenadora do projeto, Valdice Gomes, afirma que o evento leva a população a valorizar a cultura afro. “Sendo a população alagoana composta em mais de 67% de pessoas que se autodeclaram negra, é fundamental reafirmar a importância do episódio histórico da luta pelo apogeu da liberdade no Quilombo dos Palmares, refletir sobre a realidade da população negra e valorizar a rica cultura afro alagoana em toda sua diversidade”, pontua a coordenadora.

O “Saurê Palmares”, junto com o “Vamos Subir a Serra”, vão até a segunda-feira (15) na Praça Multiventos, na Pajuçara. Neste sábado (13), as atrações começam a partir das 18h, com apresentações de capoeira.

Gabriela Lyra / Ascom FMAC

Botão Voltar ao topo
Fechar