Secretário visita escolas e discute melhorias nas unidades de ensino de Maceió

Visitas têm como objetivo aproximar a Semed das escolas municipais

O secretário municipal de Educação de Maceió, Elder Maia, segue com a agenda de visitas às escolas da rede municipal de ensino visando conhecer de perto a realidade e o trabalho de cada unidade. Nesta sexta-feira (23), o secretário esteve nas escolas municipais Maria Carmelita Cardoso da Gama, Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão e o CMEI Martha Célia de Vasconcelos Bernardes, todas localizadas no bairro Cidade Universitária.

Durante as visitas, Elder Maia também fez a entrega do Painel dos Indicadores da rede municipal de Educação, lançado recentemente, um trabalho pioneiro de compilação dos números da Educação Básica em Maceió. Com eles, os diretores poderão tomar decisões baseadas em dados atualizados de evasão, acesso e aprendizagem.

Na agenda com os diretores, estiveram as demandas das escolas e possíveis melhorias estruturais para o curto e médio prazo. “Foram momentos leves, de afetividade e também de cobrança, essa última sempre necessária e bem-vinda”, afirma Elder Maia.

A programação de trabalho teve início na Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso da Gama, que atende cerca de 550 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 6, o equipamento se destaca no município.

A Escola Maria Carmelita Cardoso Gama é também a unidade com a maior concentração de estudantes surdos da rede municipal, onde são atendidos em uma Sala de Recursos. “Estamos esperançosos com o compromisso dessa gestão, com uma perspectiva de que Educação se faz no chão da escola e com o fortalecimento de vínculos com aqueles que estão diretamente envolvidos com o processo educacional”, afirma a diretora Maria Jiselma.

Durante a visita, acompanhada também pelo engenheiro do setor de manutenção predial da Semed, Hellyomar Martins, foi firmado compromisso em avaliar a possibilidade de revitalizar o ginásio da escola, que se encontra condenado há mais de uma década, e outras melhorias na infraestrutura.

Seguindo o compromisso de visitar todas as 143 escolas da rede, o gestor foi até a Escola Municipal Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão. Recentemente, a unidade de ensino recebeu novos computadores para o setor administrativo.

“Atendemos uma comunidade que vem crescendo a demanda a cada ano, com a construção de vários conjuntos habitacionais”, diz o diretor Danilo dos Santos. “Ficamos muito felizes com a visita do secretário, foram ouvidas todas as nossas demandas”.

O Cmei Martha Célia de Vasconcelos Bernardes, foi a última unidade escolar visitada. O equipamento é o maior do seu tipo na rede, mas foi inaugurado sem a mobília necessária para o atendimento das crianças. “Vamos retomar as aulas presenciais, mas onde os pequeninos farão suas refeições? Vamos trabalhar duro para sanar esse absurdo”, garantiu o secretário.

O CMEI tem capacidade para atender 376 crianças na Educação Infantil. Antes da visita, o equipamento recebeu vários eletroeletrônicos, especialmente para a cozinha. “Recebemos vários utensílios de cozinha, eletroeletrônicos como TV de 43 polegadas, microsystem, microfone sem fio, arquivos, estantes de aço, bebedouros, EPIs para o protocolo de segurança”, detalha a diretora Vera do Nascimento.

Luan Oliveira (estágiario)/ Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar