Segurança Comunitária presta homenagens pelo Dia Nacional da Guarda Municipal

Evento marcou a abertura da programação especial em comemoração a data e aconteceu na sede da Guarda Municipal de Maceió, nesta quarta-feira (13)

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), realizou na manhã desta quarta-feira (13), um café da manhã em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal. O evento aconteceu na sede da Guarda Municipal de Maceió (GMM), no bairro do Vergel do Lago, e marcou o início de uma programação especial que segue até o próximo domingo (17).

O Guarda Municipal tem a função de preservar o patrimônio do município, fiscalizando o comportamento e atividades, regulando e mantendo a ordem pública, coibindo crimes, contravenções, protegendo o cidadão. Para homenagear os profissionais responsáveis em zelar, proteger os bens públicos e a população, ficou determinado o dia 10 de outubro como Dia Nacional da Guarda Municipal.

Secretário Thiago Prado parabenizou todos os agentes de segurança pela passagem do Dia Nacional da Guarda, celebrado no último domingo (10). Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, o secretário da pasta, Thiago Prado, o secretário-adjunto da Semscs, Alex Pereira, o presidente do Sindiguarda, Carlos Pisca e o inspetor geral da GMM, Edson Cavalcante.

Para Thiago Prado, a atual gestão tem buscado valorizar os esforços desempenhados pelos guardas municipais de Maceió, que diariamente estão na rua protegendo o povo maceioense. “Aos poucos estamos resgatando a autoestima dos guardas municipais de Maceió, fortalecendo esses servidores que têm a árdua missão de combater infrações penais, de se colocar em situações de risco para poder proteger o cidadão, e isso eles têm feito com grande vigor”, afirmou Thiago Prado.

Na ocasião, foram homenageados Maria Elizabeth e José da Silva Pereira, mais conhecido como Pereirinha. Os guardas municipais receberam um certificado por estarem há mais de 30 anos prestando serviços à GMM. Para Maria Elizabeth, a Guarda Municipal é a sua segunda casa. “A Guarda para mim é como uma família, me sinto como se fosse minha segunda casa e receber essa homenagem é uma grande satisfação”, concluiu.

Os guardas municipais com mais tempo dedicado à GMM foram homenageados. Foto: Alberto Jorge/ Ascom Semscs

Também foi entregue o certificado de Guarda Padrão, ao agente de segurança Aldo José de Omena. O projeto foi criado pela Semscs para valorizar e reconhecer a rotina árdua desempenhada pelos servidores da GMM.

“Fico feliz em ser um exemplo para a minha tropa”, declarou o guarda municipal, que foi responsável pela prisão em flagrante de um rapaz que estava furtando canos de cobre do Pam Salgadinho. “Agradeço a todos os envolvidos. É um reconhecimento do meu trabalho profissional e ser homenageado hoje me deixa cada vez mais motivado”, completou.

O Guarda Municipal Aldo José de Omena recebeu do vice-prefeito, Ronaldo Lessa, o certificado de Guarda Padrão do mês de setembro. Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

Semana da Guarda – Além do café da manhã, a semana de homenagens aos guardas municipais terá outras ações, como uma exposição sobre a história da GMM, no Parque Shopping Maceió, localizado no bairro de Cruz das Almas, a partir dessa quinta-feira (14), seguindo até o próximo domingo (17).

Interagindo com a população, os guardas municipais vão percorrer um trecho da orla de Maceió de bicicleta, no sábado (16), e participar de uma corrida, no domingo (17).

Amanda Lima (estagiária) / Ascom Semscs

Botão Voltar ao topo
Fechar