Servidores da Educação participam de ciclo de palestras sobre Outubro Rosa

Abertura do evento, que vai do dia 19 a 23 de outubro, contou com música, meditação e palestras no auditório Paulo Freire

O primeiro dia da ação de conscientização, em celebração ao Outubro Rosa, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve música, meditação e palestras sobre o câncer de mama e prevenção. Dezenas de servidoras municipais acompanharam, na manhã desta terça-feira (19), no auditório Paulo Freire da Semed, a abertura do evento, que contou com a presença do secretário de Educação de Maceió, Elder Maia.

As ações ocorrem entre os dias 19 a 23 de outubro, com uma programação voltada para os servidores da secretaria. Nesta terça-feira (19), palestraram a  doutora e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Gentileza Neiva, e a coordenadora de eventos da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Eliane Machado Maciel, a respeito do câncer de mama e da importância da prevenção. 

O acolhimento foi realizado pelo grupo Educanto com direito a muita música, seguido do momento de meditação comandado pela técnica pedagógica Fabrícia Oliveira, da Coordenadoria do Programas e Projetos Educacionais da Semed.

O secretário municipal de Educação, Elder Maia, ao lado de Kátia Lessa, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Semed, deu início ao ciclo de palestras destacando a importância do evento para conscientização da prevenção da doença.

“Quero parabenizar a iniciativa, porque o Outubro Rosa tem contribuído demais para o autocuidado, fortalecimento do afeto e, sobretudo, da mulher no mundo”, disse Maia ao ressaltar o trabalho feito pelos servidores municipais da Educação.

A Dra. Gentileza Neiva, explicou para o público um pouco sobre as principais causas do câncer da mama, por exemplo, como o uso de remédios anticoncepcionais. “Nos Estados Unidos já foi comprovado que o anticoncepcional é cancerígeno. Então, o alerta fica para , principalmente nossa geração mais nova, que precisa ter mais cuidado e cautela no uso dessas medicações”, destacou.

Neiva também salientou a importância do autoexame e de como o diagnóstico é dado, através de exames como ultrassonografia, mamografia, entre outros. “O que sugerimos constantemente é que, antes do exame físico ou qualquer outro exame como a mamografia, é a realização da prevenção sempre”, disse.

Já a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Eliane Machado Maciel, falou um pouco sobre o trabalho voluntário realizado em prol das pacientes e destacou a importância das doações feitas pela sociedade. “Somos mais de 120 voluntários que oferecem diversos serviços como alimentação, hospedagem, transporte, principalmente para as pessoas do interior que se deslocam para a capital para consultas ou exames”, falou.

Na quarta-feira (20), os servidores da secretaria poderão participar de uma roda de conversa, mediada pela médica mastologista Cláudia Leão, com as presenças da contadora de história, Antonieta Miriam e a professora aposentada, Damares Borges, mulheres que já passaram pelo câncer de mama e contarão suas trajetórias de superação.

O encerramento da ação acontecerá no sábado (23), no Parque do Horto, onde os servidores poderão desfrutar de um momento de imersão e contato com a natureza, com o grupo que compõe o Projeto de Meditação dos Professores as Escolas, que irão ministrar uma vivência de meditação, intitulada “As Primaveras da Vida”.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar