Tradições nordestinas são temas de gincana na Escola Municipal Cleto Marques Luz

As atividades juninas com alunos do ensino fundamental buscaram mostrar os costumes e tradições do povo nordestino e brasileiro

Alunos e famílias comemoraram em casa a gincana junina

Para celebrar as festas juninas, a Escola Municipal Cleto Marques Luz, localizada no bairro Santa Amélia, produziu uma gincana online para os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Através de brincadeiras interativas e premiações, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a importância desta data comemorativa para a cultura nordestina.

O projeto “Festa junina” teve início no dia 05 de junho e finaliza nesta terça-feira (22) com a entrega da premiação do vencedor do concurso de dança junina dos 4° e 5° ano. A ação é uma iniciativa da direção, coordenação e professores da instituição, que visa ampliar os conhecimentos sobre as diversidades culturais existentes no Brasil, fazendo com que os alunos entendam a construção dos costumes e tradições.

De acordo com o professor de educação física, José Carlos Antero, a gincana junina contribui para a socialização das crianças no ambiente online. “O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos de maneira virtual”, afirma.

A gamificação, o google forms e o padlet foram as ferramentas metodológicas usadas pelos profissionais para facilitar o contato virtual e o desenvolvimento das crianças.

A gincana envolveu atividades, a exemplo de brincadeiras juninas, concurso matuto, cruzadinhas, caça-palavras, dança, histórias das festas juninas e a trajetória de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Cada desafio teve uma pontuação e os estudantes com os melhores desempenhos ganharam brindes. “O educando será avaliado no decorrer do projeto através da sua participação, colaboração e a organização durante as atividades”, ressalta o professor.

José Carlos Antero, explica que os alunos foram separados em dois grupos, juntando as turmas dos 1° e 2° anos e as turmas dos 3° ao 5° anos. Por causa disso, confeccionaram dois balaios juninos para os vencedores de cada equipe e os demais que pontuaram nas atividades foram premiados com caixas de chocolates.

A ganhadora do balaio junino das turmas dos 3° ao 5° ano, Julia Gabriely. Ela comenta que ficou alegre por ter vencido a gincana. “Eu jamais imaginei que ganharia. Fiquei muito feliz e agradeci muito a Deus por ter ganhado os prêmios”, diz a aluna.

Por causa do bom desempenho nas atividades, a estudante Ashley Nicole também ganhou o prêmio do balaio junino ofertado para o grupo dos 1° ao 2° ano. Para ela, o projeto mostrou que é possível brincar e se divertir com brinquedos simples feitos com materiais que têm em casa. “Aprendi a fazer brincadeiras com materiais recicláveis, eu aprendi a fazer brincadeiras com coisas simples e legais. Eu gostei de tudo”, conclui.

Laura Barbosa (estagiária) / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar