UPA Trapiche recebe certificado por desempenho da saúde municipal

Prefeito de Maceió, JHC, destaca que a unidade é referência no atendimento seguro, humanizado e de qualidade para a população

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra recebeu, nesta sexta-feira (9), o certificado do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) o certificado ONA nível 2. A Unidade se torna a terceira UPA do Brasil e a única em Alagoas com a conquista. O prefeito de Maceió, JHC, garantiu que desde o início de sua gestão, o município tomou as decisões corretas, se preparou e planejou para o recebimento do prêmio, fazendo políticas institucionais de qualidade. 

“Desde o início da nossa gestão, começamos um processo para entender a nossa rede de atenção à saúde, entre elas, as nossas UPAs. Hoje somos coroados nessa metodologia conhecida internacionalmente. Ficamos felizes quando a gente volta para ser premiados. Isso é fruto do trabalho de toda equipe”, afirmou o prefeito. 

Prefeito JHC garantiu investimentos para ampliar os serviços de saúde à população. Foto: Edvan Ferreira

A UPA passou por uma avaliação detalhada, que foi realizada pela Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), que teve foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos. Foram buscadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre elas, qualidade, gestão organizacional, segurança e integração de todos os processos. 

O gestor de excelência e qualidade do Instituto, Vinicius Menezes, explicou que a ONA 2 é um selo de qualidade de serviços de saúde que mostram que as unidades trabalham com qualidade e segurança, e que existe relação de todos os setores da unidade. 

“É uma instituição que tem a capacidade de se autodesenvolver e trabalhar com processos integrados para se tornar cada vez mais eficiente, suportando e fortalecendo uma unidade de saúde do Serviço Único de Saúde (SUS). Isso é extremamente importante para não ter a diferença de que a saúde privada tem entrega de qualidade diferente da pública”, disse. 

UPA Trapiche é a terceira do Brasil e única de Alagoas a receber o certificado ONA Nível 2. Foto: Edvan Ferreira

O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) está presente somente em oito estados do país, e a presidente, Evane Corbacho, garantiu que a conquista confirma a gestão de excelência sendo um momento de reconhecer o município.

“Estamos muito felizes, essa é a única UPA do estado, e isso faz uma diferença enorme. O ISAC tem um diferencial, que não é só cuidar dos pacientes, mas também dos colaboradores, dando excelência no serviço. Essa parceria faz uma diferença enorme, e nós valorizamos as pessoas que aqui estão”, expôs.

Qualidade nos serviços

De acordo com a diretora geral da UPA Trapiche, Flávia Pontes, a Unidade atende em média, 350 pacientes por dia, sendo a maioria do bairro e comunidades vizinhas. O local conta com atendimentos de urgência e emergência, clínica médica e algumas especialidades, entre elas, pediatria, ortopedia e urgência e emergência de odontologia. 

Além disso, a unidade também é referência para pacientes que apresentam sintomas gripais, com um fluxo diferente dos outros, garantindo assistência segura aos usuários.  A UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.

Para Flávia Pontes receber o selo ONA 2 é um marco na história da saúde pública, sendo referência para todo o estado. 

“A ONA representa o reconhecimento, com foco na segurança dos nossos pacientes, pensando na integração de todos os processos para um atendimento seguro, humanizado e de qualidade para a população. Estou muito feliz com essa conquista, diante de um cenário de caos e crise sanitária, conseguimos outro patamar para a saúde pública do nosso município”, afirmou. 

O prefeito JHC assegurou que a equipe da Unidade tem um olhar humano, que é o que a atual gestão preza. “Faço questão de agradecer publicamente a cada um de vocês, que tem um olhar especial, realiza atendimento de forma humanizada, com o coração. E isso fortalece a nossa rede de atenção, que a gente consiga juntar ainda mais forças para mais conquistas. Estejam sempre motivados, ostentem essa conquista que é de vocês”, concluiu o gestor. 

Sthefane Ferreira / Secom Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar