USF José Bernardes Neto promove ações do Outubro Rosa para a comunidade

Usuárias contaram com palestras, distribuição de kits de saúde bucal, sorteios de brindes, solicitações de mamografias e realização de citologias

As ações para a conscientização do Outubro Rosa – mês dedicado à prevenção do câncer de mama – continuam na capital. Nesta terça-feira (26), a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bernardes Neto, no ABC, orientou as usuárias sobre a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama.

outubro rosa
Equipe do USF José Bernardes Neto em ação do Outubro Rosa. Foto: Ascom SMS

O evento contou com a realização da palestra sobre a prevenção do câncer de mama ministrada pela enfermeira Susana Kelly Coutinho; palestra com a equipe da saúde bucal sobre a prevenção do câncer bucal, ministrada pela odontóloga Adriana Pinho e a atendente Maria Gorete; distribuição de kits de saúde bucal com escova, creme dental e solução para bochechos; consultas para solicitações de mamografias; realização de citologias e sorteio de brindes.

De acordo com a diretora da USF, Lidiane Miranda, a ação fortalece o vínculo da equipe com a comunidade do José Bernardes Neto.

“As usuárias receberam orientações sobre a prevenção do câncer de mama e câncer bucal de maneira dinâmica e acolhedora. Através dessas ações, nós, da equipe José Bernardes Neto, fortalecemos o nosso vínculo com a comunidade e promovemos um atendimento mais humanizado e acolhedor para as nossas usuárias. A ação rendeu bastante, muitas usuárias procuraram a unidade para agendar suas solicitações de mamografias e realizar suas citologias”, destaca.

Ação do Outubro Rosa no USF José Bernardes Neto. Foto: Ascom SMS

Campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Este ano, a campanha em Maceió traz como slogan “Sua melhor amiga é a prevenção” para estimular o autocuidado e a realização de exames para rastreamento do câncer de mama. Durante o mês de outubro estão sendo desenvolvidas ações voltadas à saúde da mulher, intensificadas em todas as unidades de saúde da capital. 

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar