USF José Maria de Vasconcelos Neto promove abordagem sobre inclusão e saúde de jovens negros

Palestras abordaram os cuidados da saúde mental, empoderamento com palestras e depoimentos

Nesta quinta-feira (25), a USF José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, promoveu  uma ação voltada ao mês da consciência negra. A atividade foi educativa e teve como finalidade incentivar a autoestima e os cuidados com a saúde, valorizando o indivíduo na comunidade e reforçando a importância do combate ao racismo. O evento contou com a parceria do Colégio Fernandes Lima, local onde ocorreu todas as ações do dia.

Foto: Divulgação USF José Maria de Vasconcelos Neto

Coordenadas pelos profissionais de saúde da unidade, as palestras contaram com a colaboração da psicóloga Sirleide Santana, que trouxe maiores informações sobre os impactos do racismo na saúde mental das pessoas. Entre os pontos apresentados, a psicóloga ressaltou o combate e prevenção ao suicídio, a inclusão, o respeito e o empoderamento para a melhoria da autoestima e da responsabilidade emocional consigo mesmo e para com o outro.

Foto: Divulgação USF José Maria de Vasconcelos Neto

As propostas de rodas de conversas tiveram por objetivo levar esclarecimento aos alunos e comunidade do São Jorge em torno do tema “Consciência Negra e Saúde”. Foram feitas trocas de experiências entre os participantes sobre racismo estrutural e seus impactos na vida das pessoas, evidenciando ainda as desigualdades existentes e como combatê-las, assim como a injúria racial e os direitos conquistados.

A convite da equipe da unidade, a professora e enfermeira Marlene de Souza Lima, do Centro Universitário Cesmac,  também participou da atividade, intensificando os debates acerca de temas como diversidade,  respeito, racismo estrutural e empoderamento.

Foto: Divulgação USF José Maria de Vasconcelos Neto

João Victor Regis, ator e graduando em Direito, falou um pouco sobre as suas experiências com o racismo e sobre a construção da sua identidade. Do ponto de vista da legislação, também conversou com os demais participantes sobre crimes de racismo e de injúria racial e seus impactos no emocional das pessoas.

Foto: Divulgação USF José Maria de Vasconcelos Neto

Nesttor Netto – Estagiário Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar