USF Ouro Preto promove Dia D do Novembro Azul

Ação contou com palestras educativas e disponibilização de outros serviços para o público masculino

O Dia D da USF Ouro Preto iniciou a campanha do Novembro Azul nesta quinta- feira (11), onde a equipe da unidade – enfermeiras, odontólogas e auxiliares de enfermagem – realizaram  palestras educativas e explicativas, testes rápidos, avaliações de saúde bucal e atualização do cartão de vacina, promovendo a sensibilização e compartilhando informações sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem. 

Equipe da unidade promoveu sensibilização sobre o câncer de próstata. Foto: Divulgação USF Ouro Preto 

O evento teve coordenação e articulação dos agentes de saúde, com o apoio da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família  (eNasf 7) e gerou uma grande mobilização dos usuários. Segundo a gerente da unidade, Ivanise Macena, ao convidar, acolher e compartilhar as informações sobre o assunto, os profissionais da unidade conseguiram motivar e estimular a procura pelos serviços no local.

“É importante não deixarmos de promover e conscientizar sobre  o câncer de próstata e  a saúde do homem, pois o resultado são pessoas informadas e maior busca por uma vida saudável. Consideramos um reflexo disso a participação de muitos jovens e também de usuários acima de cinquenta anos. É gratificante ver que a mobilização atingiu seu objetivo”, destacou Ivanise.

Prevenção  e sensibilização 

As palestras foram didáticas e informativas, para despertar a todos para a conscientização e prevenção do câncer de próstata e de pênis. Com a disseminação da importância da regularidade dos exames, para prevenir e quebrar paradigmas, o autocuidado foi ressaltado na palestra oferecida pelos agentes comunitários de saúde.

A saúde bucal foi outro tema destacado nas palestras da equipe da unidade, com direcionamento para a manutenção dos cuidados e higiene com a boca, além da prevenção ao câncer também nessa área. O bate papo nas salas de espera abordaram ainda a sensibilização e necessidade da atualização do cartão de vacina.

Odontólogas da unidade alertaram sobre os cuidados com a boca. Foto: Divulgação USF Ouro Preto

Múltiplas atividades

Mesmo com as dinâmicas educativas de saúde em andamento durante toda a manhã, os atendimentos médicos não foram interrompidos e os usuários puderam receber cuidados odontológicos, solicitar exames de PSA e passar por consultas médicas. 

Atividades físicas como alongamento e conscientização corporal também foram aplicadas junto aos usuários que participaram da ação da unidade, sob a coordenação da educadora física Ana Paula, que integra a equipe 7 do Nasf, contribuindo para a valorização de exercícios na saúde física e mental desse público.

Em meio às palestras e atendimentos médicos, foi feita uma pausa para um coffee break  na unidade de saúde. E, para finalizar o Dia D, foram oferecidos cortes de cabelos para os homens da comunidade, estimulando a autoestima e o cuidado pessoal.

Nesttor Netto ( estagiário) / Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar