Usuários com sequelas da Covid-19 agradecem cuidado humanizado no Centro Eliane Machado

“Mais que um lugar de atendimento médico. É um local de acolhimento”. A avaliação é da professora Maria Helena Costa da Silva sobre os cuidados que ela tem recebido, desde agosto do ano passado, no Centro de Especialidades Dra. Eliane Machado, unidade do município direcionada ao tratamento de sequelas da Covid-19.

O médico pneumologista Rubens Lima, em atendimento. Foto: Ascom SMS

Maria Helena conta que chegou ao Centro de Especialidades bastante debilitada por conta das sequelas da Covid e pela depressão que a atingiu, após a perda da mãe para a mesma doença. Infectada, manteve-se afastada dos demais familiares e não teve alternativa a não ser viver o luto e enfrentar, sozinha, os problemas de saúde. Fragilizada, mal conseguia falar e, entre uma e outra crise de choro, fez um relato sobre o cansaço, o mal-estar, as manchas no corpo e as fortes dores que de cabeça que ainda sentia após a cura da Covid-19.

“Passei por praticamente todas as especialidades e só encontrei anjos nesse lugar, desde a recepção. Me senti abraçada, como nunca havia sido antes. Abaixo de Deus, foi essa equipe que me reabilitou e me ajudou a curar o corpo e a alma”, ressaltou Maria Helena.

Para Maria Helena, profissionais são “anjos”. Foto: Arquivo pessoal

A avaliação da professora também é compartilhada pelo aposentado Ronaldo de Araújo que, até hoje, 4 meses após ter sido afetado pela Covid-19, continua com problemas de garganta, dificuldade para respirar e dores de cabeça.

“Tive a maior parte dos sintomas da Covid, mas não cheguei a ser hospitalizado, mesmo sendo hipertenso e diabético. A pior parte dessa doença tem sido esses últimos meses, mas com a ajuda da equipe do Centro Eliane Machado, tenho conseguido seguir com o tratamento, pois eles atendem com muito cuidado cada um que chega aqui”, reforçou o aposentado.

Os relatos da professora e do aposentado demonstram como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem buscado cumprir a missão maior da Prefeitura de Maceió na área da Saúde – cuidar das pessoas. E, no caso do Centro Eliane Machado, esse cuidado se reflete no quantitativo de procedimentos realizados, que, da inauguração, em agosto, a dezembro de 2020, chegou a 2.076 atendimentos médicos e de enfermagem. Este ano, com a segunda onda da Covid-19, já foram realizados 1.802 atendimentos.

Coordenador Emerson Caetano está sempre em contato direto com usuários. Foto: Ascom SMS

Para o coordenador do Centro de Especialidades, Emerson Caetano, é gratificante constatar, no depoimento dos usuários, que o objetivo de cuidar das pessoas está sendo cumprido.

“É gratificante ver que estamos cumprindo nosso papel. Essa eficiência passa pelo comprometimento da equipe – corpo administrativo, técnico e médico – e pelo entendimento dos diversos setores da saúde municipal acerca da importância do atendimento mais humanizado, garantindo ao paciente não só consultas e procedimentos, mas também toda a orientação que ele precisa para superar esse momento”, afirmou Caetano.

“Porta-voz” do Eliane Machado

A dona de casa Joselina Tavares faz questão de dizer que se tornou uma verdadeira “porta-voz” da unidade de tratamento, pois recomenda o serviço a todas as pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

Joselina tem indicado o serviço para amigos e familiares no pós-Covid. Foto: Ascom SMS

Ela foi infectada duas vezes pelo novo coronavírus e, mesmo com todo o acompanhamento, viu seu quadro se agravar com o desenvolvimento de uma doença cardíaca e a perda da maior parte do movimento das pernas. Paralelamente, acompanhou casos graves de familiares, que resultaram em dois óbitos. Ainda assim, ela quis enfatizar a qualidade do atendimento no município.

“A boa herança que a Covid-19 está deixando é a melhoria do atendimento em saúde. Em todo momento que precisei de suporte junto à equipe daqui, fui bem recebida”, avaliou a dona de casa.

Atendimento no local é feito diariamente, das 7h às 19h. Foto: Ascom SMS

Especialidades

O Centro de Especialidades Dra. Eliane Machado funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no PAM Salgadinho. No local, são disponibilizadas consultas com médicos das seguintes áreas: Infectologia, Alergologia, Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia, além dos atendimentos em Enfermagem. Os atendimentos para o Centro são agendados pelas unidades básicas de saúde.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar