Usuários do Cadastro Único estão sendo qualificados profissionalmente

Cursos estão sendo ofertados e custeados pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Senai

Usuários do Cadastro Único estão se qualificando profissionalmente, desde o mês de junho, através dos cursos ofertados e custeados pela Secretaria de Assistência Social (Semas) e realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Para acompanhar o andamento desses cursos, o secretário-adjunto da Semas, Moacir Teófilo e a diretora de Proteção Básica, Aline Pedrosa, visitaram nesta quinta-feira (29), a unidade do Senai, localizada no bairro Poço.

Secretário adjunto e diretora de proteção básica visitaram unidade do Senai. Foto: Ascom Semas

O secretário-adjunto falou da importância desses cursos e de incentivar os jovens através de oportunidades como esta. “É necessário entender os problemas sociais para sanar todos eles e estamos trabalhando pensando no bem coletivo junto ao Senai. Essas são as primeiras turmas dos cursos de eletricista, aplicador de revestimento cerâmico, gesseiro e assistente administrativo, e já abrimos inscrições para novos cursos. O objetivo dessa gestão é gerar oportunidades a quem mais precisa”, conclui Teófilo.

Para Claudenor Arcanjo, instrutor do curso de eletricista, os cursos oferecidos pelo Senai por meio da Secretaria de Assistência Social são de extrema importância para a entrada de jovens no mercado de trabalho.

Um dos cursos ofertados é o de eletricista predial. Foto: Ascom Semas

“Os cursos entregam certificado nacional e com ele nossos alunos poderão trabalhar em qualquer lugar. O curso de eletricista predial proporciona ao aluno a possibilidade de conseguir contrato fixo em empresa ou ele pode atuar como autônomo”, explicou o instrutor.

Segundo Márcio Luiz, aluno do curso de eletricista predial, a oportunidade de começar um curso só foi possível devido ao olhar atento da Prefeitura.

“Enxergo no futuro grandes chances de conseguir emprego, porque uma porta foi aberta pra mim. Com o curso gratuito e os profissionais qualificados, pude tirar dúvidas e melhorar o que já conhecia sobre a parte elétrica. Agradeço a todos os envolvidos por essa oportunidade e por me impulsionar no mercado de trabalho”, afirmou Márcio.

Novas turmas

Ainda há vagas para os cursos de pedreiro de alvenaria estrutural, encanador instalador predial e pintor de obras. Para se inscrever nesses cursos profissionalizantes é necessário ser inscrito no CadÚnico de Maceió com renda familiar de até R$ 178,00 por pessoa. Além disso, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cursando pelo menos o 6º ano do Ensino Fundamental. As Inscrições devem ser agendadas através do telefone da sede do CadÚnico, o 98882-8211, das 8h às 14h até o dia 6 de agosto.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas)

Botão Voltar ao topo
Fechar