Vigilância Sanitária capacita comerciantes da orla marítima sobre boas práticas com alimentos

Assuntos como higienização, uso de EPIs e correto manuseio de alimentos foram trabalhados

A Vigilância Sanitária mantém agenda de capacitação de negócios locais sobre produção, armazenamento e comercialização de produtos alimentícios. Na última quinta-feira (4), o órgão orientou 32 comerciantes da orla marítima de Maceió. O curso foi ministrado pelo coordenador geral da Vigilância, Airton Santos, e pela nutricionista e gerente de Alimentos Vitória Sarah.

Comerciantes da orla marítima participam de curso de boas práticas na Vigilância de Maceió. Foto: Visa Maceió

“Esse curso simboliza a conclusão de um ciclo de trabalho que vínhamos realizando no último mês, com os segmentos da orla marítima de Maceió. Nesse período, fiscalizamos todos os negócios e repassamos a todos os participantes um balanço do que fizemos e, a partir disso, orientá-los sobre a forma correta de comercialização dos alimentos”, explica Airton  Santos.

O curso contém instruções sobre a higienização do espaço físico, uso de EPIs e correto manuseio dos alimentos. Ao término da ação, todos os comerciantes receberam certificado de participação.

Comerciantes receberam certificado por participação em curso de boas práticas. Foto: Visa Maceió

Capacitações

O trabalho voltado à capacitação de comerciantes de Maceió teve início em fevereiro deste ano e, desde então, mais de 2.400 pessoas já participaram dos treinamentos, que envolvem diversos segmentos, incluindo comerciantes de pescados, supermercados, avícolas, hotéis, e permissionários que atuam nos mercados públicos de Maceió.

A próxima etapa de capacitações será ofertada, nesta sexta-feira (5), a representantes de supermercados do Benedito Bentes. No dia 7 de novembro, o órgão iniciará a capacitação de  profissionais dos salões de beleza e barbearias da cidade.

Selo Pode Comprar Aqui

Para estimular a adoção das boas práticas estabelecidas pela Vigilância de Maceió, foi criado o selo “Pode Comprar Aqui”, destinado aos estabelecimentos que estão aptos a funcionar por cumprirem todas as normas sanitárias. Até o momento, o órgão já distribuiu o adesivo de qualidade a quase 500 negócios de Maceió.

Para solicitar o selo, o comerciante deve comparecer à sede da Vigilância, que fica na rua Alexandre Passos, s/n – Jaraguá, ou ligar para o número 3312-5496, das 8h às 14h. Na ocasião, será agendada uma visita ao local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações determinadas pelo Município, poderá receber o indicativo de qualidade.

Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar