Vigilância Sanitária interdita pizzaria e apreende produtos impróprios para consumo

Desde fevereiro, o órgão apreendeu 70 toneladas de alimentos impróprios e 31 estabelecimentos foram interditados

A Vigilância Sanitária de Maceió interditou, no domingo (14), uma pizzaria localizada no bairro Jacintinho. Foram identificadas várias irregularidades no local, oferecendo risco à saúde da população consumidora. Além desta interdição, a Vigilância também fez apreensões de alimentos impróprios para consumo no final de semana.

Pizzaria apresentava insalubridade e terá 30 dias para adequar o estabelecimento. Foto: Visa Maceió

“Durante a fiscalização fomos até esta pizzaria, que se encontrava totalmente sem condições de funcionamento, um local muito insalubre, com ausência de Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários, alimentos estragados e armazenados de forma inadequada. O dono terá 30 dias de prazo para adequar o estabelecimento às normas sanitárias atuais”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

A fiscalização também recolheu, no sábado (13) e no domingo (14), 450kg de produtos impróprios para o consumo humano em supermercados, frigoríficos e laticínios dos bairros Jacintinho, Ponta Grossa e Benedito Bentes 1.

Foram retirados de circulação alimentos perecíveis como linguiça calabresa, queijo, presunto, carnes, salsicha, refrigerantes e entre outros. Os produtos se encontravam fora do prazo de validade, propiciando prejuízos à saúde do consumidor.

Desde o mês de fevereiro, foram apreendidas 70 toneladas de alimentos impróprios para consumo humano, 7.500 estabelecimentos foram fiscalizados e 31 estabelecimentos foram interditados, sendo seis farmácias, 19 panificações, três barracas de praia, dois bares e duas pizzarias.

Boas práticas

Dentro do trabalho educativo que realiza, a Vigilância Sanitária oferta semanalmente, cursos de boas práticas para diversos segmentos de Maceió – laticínios, frigoríficos, avícolas, supermercados e outros. Por meio de um trabalho educativo, os comerciantes são orientados sobre as normas sanitárias, observando a forma correta de produção, armazenamento e comercialização de produtos.

Selo Pode Comprar Aqui

Com o intuito de estimular os comerciantes a cumprirem as normas sanitárias, a Vigilância criou o selo “Pode Comprar Aqui”, que é destinado aos empreendimentos que cumprem com a sanitização do local e estão aptos a funcionar. Já foram concedidos 600 adesivos aos negócios que seguem o Código Sanitário.

Disque Denúncia

Caso observem estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causem risco à saúde da comunidade, os maceioenses podem entrar em contato com o órgão no número 3312-5495 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Vigilância também conta com um novo canal direto de comunicação, as denúncias também podem ser enviadas pelo WhatsApp (82) 98705-0730.

Marília Ferreira / Ascom SMS

Fotos: Visa Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar