Visita técnica define espaço na US Hamilton Falcão como posto de coleta de leite humano

Instalações do local vão passar por adequações para que os espaços da unidade sejam ajustados em cumprimento com as normas técnicas

Profissionais da Coordenação de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Saúde visitaram na manhã desta quarta-feira (14) as instalações na Unidade de Saúde Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, onde funcionará o primeiro posto de coleta de leite materno de Maceió vinculado a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH). A unidade passará por ajustes em sua estrutura para adequá-lo as necessidades, conforme as normas técnicas.

Profissionais da Engenharia discute com a direção sobre os espaços da Unidade. Foto: Ascom/SMS

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, a reabertura do posto de coleta de leite humano na UBS Hamilton Falcão beneficia diretamente a saúde da criança e em contrapartida, a saúde da mulher. “Os bebês prematuros e aqueles cujas mães estão impossibilitadas de amamentar são os mais beneficiados. O leite materno é um alimento primordial e salva essas vidas. Vale aqui ressaltar o trabalho incansável da equipe de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde. Doar leite materno é um ato de amor”, destaca.

Para Rosicleide Rocha, diretora da Unidade de Saúde Hamilton Falcão, com a abertura do espaço, as mães podem contar com um local adequado para fazer suas doações.

“Esse posto de coleta é um espaço muito importante para o município e mais ainda para as mães, que agora podem ser melhor acolhidas, contando com auxílio de profissionais que vão orientar sobre formas corretas de amamentar, ordenha de leite, desmame da chupeta, entre outras questões”, explica a diretora.

Foto: Ascom/SMS

“Na unidade, acompanhamos as gestantes do 1º ao 9º mês, desde o pré-natal, puerpério (pós-parto), até que elas virem doadoras e possam ajudar a outras mães que não podem amamentar seus filhos. Agora, temos esse posto de coleta reestruturado e conta com uma equipe composta por uma enfermeira e uma técnica de enfermagem”, completa Rosicleide Rocha.

Carolina Barreto, coordenadora de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Saúde, diz que durante a visita foram observados os ambientes disponíveis na Unidade para que sejam feitas as adequações. “Precisamos de espaços de recepção, estocagem, coleta externa, descarte, então hoje estamos conhecendo essas instalações para que elas sejam adequadas a normalização técnica específica a fim de evitar riscos à saúde dos lactantes”, explica a coordenadora.

Medição dos espaços. Foto: Ascom/SMS

Sobre o posto de coleta

O ponto de coleta funcionará na unidade de saúde Hamilton Falcão e a previsão é que ele passe a operar a partir de agosto. Todo o leite recolhido no local será pasteurizado e armazenado no Banco de Leite do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), onde ficará disponível para atender a quem precisar. Esse fluxo ocorre graças ao convênio da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Universitário, viabilizado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió.

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar