Visitadores do Primeira Infância Cidadã passam por capacitação

Visitadores do Programa Primeira Infância Cidadã (PPIC)/ Criança Feliz em Maceió passaram por capacitação para aprimorar o diálogo e a dinâmica entre crianças e familiares assistidos pelo programa. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mantém a atualização permanente dos profissionais visando o melhor acompanhamento das crianças em vulnerabilidade social.

O Criança Feliz é um programa do governo federal que apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância. De acordo com a coordenadora do PPIC em Maceió, Wellida Santos, essa capacitação é realizada durante todo o ano. “É importante que eles se aperfeiçoem e aprendam novas técnicas para abordarem às famílias atendidas pelo programa’’, afirmou Wellida.

Devido a pandemia, a capacitação foi realizada de forma virtual. Ao todo, foram capacitados 50 visitadores, que atuam nos Centros de Referência de Assistência (Cras) de Maceió.

Visitadores durante o treinamento virtual. Foto Ascom Semas

A psicóloga do Programa Primeira Infância Cidadã, Karla Cândido, iniciou nesse mês de maio, um treinamento voltado ao desenvolvimento integral das crianças.

”Essa capacitação em específico, foi voltada para ampliar a percepção dos visitadores quanto a importância da estimulação precoce para o desenvolvimento integral da criança. Foram apresentadas ferramentas, que auxiliarão as crianças e seus responsáveis no período de pandemia’’, explicou a psicóloga.

O Programa Primeira Infância Cidadã se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O público alvo são crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção que residem nos bairros do Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.

Mailson Franklin/ Ascom Semas

Botão Voltar ao topo
Fechar